Resumão de série-– Hannibal

 

Mas logo eu, a pessoa que adora velharia falando de seriado novo novíssimo que está com apenas cinco capítulos?
Yep! O título desse post poderia ser “Já assiste Hannibal? Não? Pois deveria…” porque olha… esse seriado é BÃO!

Por que Hannibal?

Hannibal está sendo veiculado na AXN no Brasil e apresenta uma forma transmidiática: você pode acompanhar os casos além do seriado com um aplicativo da Apple Store ou através do site da AXN Brasil. A história é sobre, advinhem: o psiquiatra Hannibal Lecter.
Ah, mas Deborah, não é um remake de O Silêncio dos Inocentes?
Não. Hannibal é um spin off que conta como o canibal mais famoso da literatura e do cinema foi capturado. Como o criador e produtor executivo Bryan Fuller (que fica bem melhor de óculos e barba, vide diferenças entre as fotos dele atualmente e a do imdb) mesmo disse “se colocássemos a série na linha do tempo dos filmes e livros, O Dragão Vermelho seria a nossa quarta temporada”. E saibam que a ideia é que essa série tenha sete temporadas e que talvez David Bowie esteja na segunda temporada de Hannibal. Sem contar que o elenco é muito, muito bem selecionado. A fotografia é impecável e os diálogos, perfeitos.
Hannibal, Hannibal serie

Resumão (sem spoilers)

Não creio que com apenas cinco episódios dê para contar algum spoiler, além de que o Hannibal será capturado e em alguns anos ficará numa prisão de vidro conversando com a Clarice. Mas para a série, o que importa é saber que: o doutor Hannibal ainda é um psiquiatra muito respeitado pelo FBI. O departamento de Análise Comportamental (o mesmo que o de Criminal Minds) do FBI utiliza o agente especial William Graham e o psiquiatra Dr. Lecter para traçar perfis e desvendar crimes cometidos por psicopatas.

Personagens

Ao contrário de Criminal Minds em que os casos acontecem num ciclo de história de um episódio e a trama fica mais diluída ao longo da temporada, Hannibal é uma série onde cada detalhe e cada assunto se desenrola com o passar dos episódios. Ainda é um pouco cedo para falar quais são os personagens secundários com grande papel na trama, mas é óbvio que muitos deles serão essenciais para a história toda. Já sabemos, por exemplo, que a atriz Gillian Anderson (a Scully) será a terapeuta de Lecter, mas ela ainda não apareceu na série.
Dr. Hannibal Lecter – Eu comecei a assistir Hannibal por conta desse ator. Mads Mikkelsen é dinamarquês e já fez alguns filmes blockbusters, como Cassino Royale e Rei Arthur. Como não sou fã de James Bond, o conheci com o filme de drama dinamarquês A Caça (que é absurdamente excelente, quem puder, por favor, assista). Por conta do trabalho dele nesse longa tive a curiosidade de vê-lo contracenando em inglês americano e, principalmente, com um personagem que é muito conhecido e seria bem desafiador.
Hannibal, Hannibal serie
Tenho visto muitas críticas ao trabalho de Mads como Lecter, talvez pela excelente atuação de Anthony Hopkins no clássico de 1991, O Silêncio dos Inocentes. Mas acredito que Mads queira ter dado ao psiquiatra um ar de “sou extremamente culto e educado para comer (literalmente) uma pessoa”. E que o Lecter, já preso e com os crimes confessos, seria um pouco mais leve e simpático. Se pegarmos o seriado Dexter (que também tem um psicopata como personagem principal) e tirarmos todas as narrativas em off dos pensamentos dele, também veríamos o Morgan como frio e distante em relação ao povo acalorado de Miami.
Hannibal, Hannibal serie
Agente Will Graham – A cena que abre o seriado é muito interessante, pois mostra como Graham vê e sente as cenas dos crimes. Esse personagem é original do livro O Dragão Vermelho e ele é o responsável pela captura de Hannibal. Na série, Graham possui um distúrbio que ele mesmo diz que o aproxima mais aos autistas que aos psicopatas, mas ele consegue sentir empatia pelos criminosos e entender os motivos e as formas como eles matam, o que é de grande ajuda para o FBI. Por conta desse distúrbio ele foi considerado instável demais para o FBI, cabendo a ele dar palestras e aulas sobre criminologia, além de ser um consultor para os crimes mais violentos. Graças ao Graham, temos as imagens mais belas e perturbadoras da série.
Hannibal, Hannibal serie
Jack Crawford – Laurence Fishburne é o chefe do departamento de Análise Comportamental. Embora eu sinta uma falta de um quê de Agente Hotchner nele, ele parece ser mais real, por ter preocupações que vão além da procura do criminoso.
Hannibal, Hannibal serie, Jack Crawford
Dr. Alana Bloom – ela também é psiquiatra e também ajuda o FBI nos casos mais complicados. Além de conhecer Graham há anos, ela dá apoio na elaboração de perfis e opiniões sobre as vítimas para o departamento de Análise Comportamental.
Hannibal, Hannibal serie, Alana Bloom
Freddie Lounds – quando ela apareceu, eu achei que nem ia ficar muito tempo. Hoje, tenho vontade de enfiá-la em chifres de veados. Ela é a jornalista frutiqueira que mente, manipula, finge e se intromete nas investigações. Tudo isso para alimentar seu site de notícias criminais. Acho que todo escritor que já foi assediado por jornalistas gosta de nos descrever como abutres em cima das pessoas e acontecimentos, mas garanto que: tem jornalistas super legais que também mantém blogs, tá?
Hannibal, Hannibal serie, Freddy Lounds
Preenchendo a cota de ruivas da série

Vale a pena ver?

Opa!! E como!! Hannibal tem tanto cuidado visual que é um deleite de assistir. Claro, a temática é macabra, então não esperem que Bryan Fuller reincorpore as cores e texturas de Pushing Daisies (um de seus trabalhos anteriores). Hannibal é de uma beleza artística que mistura sonhos, pesadelos a realidades nada convencionais. Há uma frieza quando o assunto é morte que é até um pouco chocante. Os diálogos não são rasos, eles conduzem a uma narrativa filosófica muito interessante que às vezes dá vontade de que um episódio seja inteiro centrado na sala do Dr. Lecter.
Muitos torcem o nariz para adaptações de obras consagradas. Mas garanto a vocês que Hannibal está levando a história do psiquiatra canibal para um nível que em 1991 ninguém tinha imaginado.
Alguém afim de um delicioso jantar com pulmão humano como prato principal?
Hannibal, Hannibal serie
Ah! E se você for procurar, vai perceber que o capítulo 4 não foi exibido. Mas eles não quiseram mostrá-lo por conta do atentado em Boston. Como o episódio teria um conteúdo mais ~tenso~ eles resolveram deixar como web série. Infelizmente, não está disponível para nós, pobres latino-americanos. :( Hannibal passa às terças, às 22h na AXN
.